Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Novidades Jovens aprendizes dos vestígios romanos

Jovens aprendizes dos vestígios romanos

Era uma vez... 

Um grupo de jovens aprendizes muito curiosos que no dia 19 de fevereiro, decidiram viajar até ao Rabaçal e a Conímbriga à procura de vestígios romanos.

O primeiro sítio onde pararam foi na Villa Romana do Rabaçal onde aprenderam no museu, com a explicação de uma guia, que as crianças romanas também brincavam e que conseguiam ter até brinquedos e jogos muito originais e engraçados. Aqui observaram, bem de perto, um arco miliário, tecelas, colunas, peças de cerâmica, réplicas de moedas e ainda viram um filme que ilustrava a reconstituição de como teria sido no passado.

Depois de tanto aprender no museu decidiram pôr pés ao caminho e foram explorar a estação arqueológica onde ainda hoje existem vestígios de termas, balneários, mosaicos e muito mais...

E a grande aventura continua... novamente para o autocarro. Ao chegar a Conímbriga os pequenos exploradores tiveram de recuperar as forças com um lanchinho. Que bem que lhes soube!

 

- Sabiam que os romanos eram um povo que gostava muito de tomar banho e conviver com os amigos e a família?

A curiosidade já era tanta, mas tanta, que rapidamente ficaram prontos para retomar esta grande aventura. Lá apareceu um guia que os foi informando de tudo o que estavam a ver e até contou algumas curiosidades.

 Nesta segunda parte desta grande aventura, o guia mostrou-lhes estradas, casas, termas, peristilos, repuxos... e como se não bastasse, decidiu ainda mostrar-lhes estátuas, objetos de adorno, materiais de construção, mosaicos, entre outras coisas, no museu de Conímbriga.

 

Naquela manhã aqueles jovens aprenderam e consolidaram tantas informações interessantes que esta aventura terminou no refeitório do Jardim-Escola, com todos a almoçar e a conviver para retomar forças para a brincadeira que viria a seguir no recreio da tarde.

3.º Ano C

co co1 co2 co4 co5 co7 co7 co8