Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Novidades Visita a Guimarães_2016

Visita a Guimarães_2016

 

    

Uma Aventura em Guimarães

Estávamos no décimo terceiro dia do mês de maio e o Sol teimava em não aparecer na janela do meu quarto. Acordei com uma enorme vontade de ir para a escola. Era bem mais cedo do que o habitual e ainda assim acordei sem que o despertador me tivesse avisado de que já eram horas de saltar da cama.

Cheguei à escola com o sentimento de que este ia ser um dia memorável! E assim foi.

Deixamos a nossa cidade com a ânsia de viajar até à “Capital Histórica da Nacionalidade”, a cidade de Guimarães.

Como se fossemos verdadeiros “temponautas” recuámos no tempo e deparamo-nos com a beleza do “Monte Latito” ou “Colina Sagrada” onde se erguem a Igreja de S. Miguel e o Castelo de Guimarães.

Avançámos uns séculos e ficámos surpreendidos com a imponência do Paço dos Duques, mandado construir no início do séc. XV (1401) pelo oitavo conde de Barcelos e primeiro duque de Bragança (este senhor era filho ilegítimo de D. João I).

Este palácio serviu de residência a D. Afonso e à sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.

É um palácio de grandes dimensões, com características arquitetónicas de casa fortificada, com 39 chaminés cilíndricas.

Enaltecidos com tamanhas descobertas foi altura de retemperar forças num magnífico almoço partilhado (bem perto do Paço dos Duques), a fazer lembrar os banquetes daquele tempo.

  Eram já horas de retomar as nossas descobertas e partimos rumo ao Museu Alberto Sampaio para participar na atividade “5 peças, 5 histórias” onde pudemos conhecer de perto, entre outras peças, os dois presentes que D. João I ofereceu a Nossa Senhora de Oliveira em agradecimento pela vitória alcançada na Batalha de Aljubarrota: o loudel (veste militar) e o tríptico de prata dourada (que representa o ciclo da natividade).

Este foi sem dúvida uma importante e inesquecível viagem histórica! 

IMG_1079 (Custom).JPG foto_2 

 

 

               foto_5  foto_3 
               foto_3   foto_6   
               foto_8    foto_10 
               foto_11   foto_12