Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Novidades Visita de Estudo ao Rabaçal e a Conímbriga

Visita de Estudo ao Rabaçal e a Conímbriga

No dia 18 de fevereiro recuámos séculos no tempo e estivemos na cidade romana de Conímbriga e na villa romana do Rabaçal.

A primeira visita foi ao Espaço-Museu do Rabaçal onde estavam à nossa espera duas senhoras para nos explicarem como tudo acontecia na época romana.

No museu observámos muitos dos vestígios que foram retirados do espaço da villa romana e que estão expostos, entre eles um marco miliário e um dollium (grande talha de barro que servia para guardar líquidos ou sólidos) e um filme sobre a villa romana.

Seguidamente deslocamo-nos ao sítio arqueológico da villa onde a casa de habitação tinha forma octogonal e conseguimos ver num dos corredores da casa que dava para o jardim interior (peristilo) uma figura que representava uma das estações do ano (o outono).

Gostámos muito deste espaço, mas tivemos de ir até Conímbriga onde também nos esperavam três guias para nos acompanhar neste espaço.

Primeiramente percorremos e espaço arqueológico que é muito maior do que o da villa do Rabaçal. Passámos ao lado da estrada romana que ligava Bracara Augusta (Braga) e Olisipo (Lisboa), reparámos nos lindos mosaicos que revestiam as suas casas, na muralha, no aqueduto, nas termas, na casa de Cantaber (casa do governador), na casa dos Repuxos onde a guia que nos acompanhou colocou uma moeda de cinquenta cêntimos e os repuxos funcionaram como na época romana.

Quase no fim da visita dirigimo-nos para o espaço do museu que tem imensos objetos distribuídos por várias vitrinas retirados da cidade romana. Também observámos uma maqueta que representava o forum romano e um mosaico que representava o labirinto do minotauro.

A nossa visita de estudo chegou ao fim e viemos mais enriquecidos, pois recuámos a uma época muito importante da história.

 

                                                                                              3º Ano C

foto_1 foto_2 foto_3 foto_4  foto_5 foto_6 foto_7 foto_8 foto_9 foto_10 foto_11 foto_12 foto_13 foto_14